Giro de notícias Bookinfo

Mercado Editorial

27ª Festa do Livro da USP reúne mais de 200 editoras e 250 mil títulos com descontos

A 27ª Festa do Livro da USP, que começou na quarta-feira (26), já movimenta a Cidade Universitária, em São Paulo, reunindo mais de 220 editoras e oferecendo ao público mais de 250 mil títulos com descontos mínimos de 50%. O evento segue até domingo (30).

Paralelamente, a Edusp, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Sesc-SP promovem a 1ª Semana do Livro e da Leitura da USP, com uma programação de debates sobre políticas públicas do livro, leitura, produção literária e o recém-aprovado PNLL 2025–2035. Entre os convidados estão José Castilho Marques Neto, Sevani Matos, Rodrigo Massi, além de autores como Julian Fuks, Ignácio de Loyola Brandão, Patrícia Campos Mello, Aline Bei e Cidinha da Silva.

2º Festival das Livrarias do Rio movimenta 22 espaços e celebra nova fase do mercado carioca

O 2º Festival das Livrarias do Rio, que acontece de 2 a 6 de dezembro, reúne 22 livrarias da cidade em uma programação gratuita com debates, lançamentos, saraus, shows, teatro e atividades infantis. Organizado pela AEL/RJ e patrocinado pelo SNEL, o festival reforça a vitalidade do mercado livreiro carioca e celebra a abertura de quatro novas livrarias em 2025 — no Centro, Laranjeiras, Lapa e Urca.

A programação destaca lançamentos de autores como Fabio Frohwein, Rogério Athayde, João Tokunbó Carneiro, Rafael Sento Sé, além de uma apresentação especial do imortal Geraldo Carneiro no dia 6. O evento também dialoga com outras artes, incluindo teatro, fotografia e atividades para crianças.

Shein entra no mercado de livros nos EUA e outros destaques da semana

A Shein passou a vender livros físicos nos EUA desde a última quarta (19), mirando o hábito de leitura da geração Z, principal público da varejista. Segundo a empresa, seus consumidores costumam ler de um a três livros por mês — movimento que pode ampliar ainda mais a presença de gigantes do varejo no mercado editorial.

Livrarias de rua de São Paulo florescem em um cenário adverso

Mesmo em um contexto de queda no número de leitores, ausência de políticas públicas estruturadas e forte pressão das grandes plataformas, as livrarias de rua de São Paulo vivem um momento de expansão e renovação. A cidade já ultrapassa a marca de 100 livrarias independentes, fortalecidas por curadoria, vínculo comunitário e programação cultural que devolvem à rua seu papel como espaço de encontro.

Nos últimos dois anos, um grupo de 37 livreiros e livreiras passou a se reunir para discutir desafios comuns e articular respostas coletivas. Da união surgiram ações como a campanha “Ame os livros o ano todo. Visite as livrarias de rua e a Festa do Livro das Livrarias de Rua, realizada paralelamente à Festa da USP.

O passo mais recente é o lançamento do Mapa de Livrarias de Rua de São Paulo, que chega em versão online e em edição impressa com tiragem de 40 mil exemplares distribuídos gratuitamente. O projeto conta com a parceria de cerca de 30 editoras e empresas do setor — entre elas, a Bookinfo, que apoia e patrocina a iniciativa.

Seminário coloca a queda da leitura no centro do debate e discute como formar leitores críticos em meio à hiperconectividade – 9 de dezembro, no Itaú Cultural (SP)

No dia 9 de dezembro, o Seminário Retratos da Leitura chega em um momento decisivo: o Brasil lê menos, e isso tem implicações profundas para a educação, a democracia e o futuro da cultura. Reunindo especialistas de diferentes áreas, o encontro propõe uma discussão urgente sobre como reconstruir os caminhos da leitura em um país hiperconectado — onde o tempo livre, as mediações tradicionais e a atenção dos jovens estão sendo redesenhados pelas telas.

O evento destaca dois eixos cruciais:

tecnologia, que redefine hábitos, plataformas e relações com o texto, e

políticas públicas, indispensáveis para garantir acesso, mediação qualificada e continuidade das ações de leitura.

É um convite para entender o que está por trás da queda da leitura e, principalmente, quais saídas o Brasil precisa construir para formar leitores mais reflexivos, críticos e engajados.

 Estante Virtual lança app, reabre espaço físico e amplia presença no setor

A Estante Virtual, principal marketplace de livros usados e novos do país, completa 20 anos em 2025 acelerando uma nova fase de crescimento. A empresa acaba de lançar seu primeiro aplicativo para Android e iOS — que já ultrapassou 6 mil downloads antes mesmo de uma campanha oficial — e amplia seus pontos de contato com leitores e livreiros.

Sob a gestão de André Palme, a EV consolida sua modernização após a migração tecnológica de 2024. Hoje, reúne 22 milhões de títulos e 3.500 livreiros ativos em todo o país.

Entre os movimentos anunciados:

  • Reabertura de um espaço físico no Conjunto Nacional (SP), no antigo imóvel da Livraria Cultura;
  • Realização do Festival Literário da Estante Virtual (FLEV), nos dias 6 e 7 de dezembro, no MAM (Rio);
  • Expansão dos clubes de leitura presenciais em sebos com apoio de influenciadores;
  • Participação na Bienal de SP, Bienal da Bahia e manutenção da Casa da EV na Flip;
  • Novas frentes sociais, como a ampliação do Adote uma Biblioteca e ações com o Favelivros.

Para 2026, o aplicativo deve ganhar recursos voltados para interação, clubes de leitura e ferramentas de descoberta — um passo que acompanha a mudança dos hábitos dos leitores e a busca por novas experiências fora das redes sociais.

bookinfo logoConectando o mercado
Serviços e soluçõesMetadadosLista de vendas
Contatocontato@bookinfo.com.br(11) 5420-1808Avenida Queimada, 296, sala 24,
Aldeia da Serra - Barueri - SP
instagram book infolinkedin book info
BookInfo 2025 - Todos direitos reservados